Por que ninguém se importa com as datas da fatura?


É raro encontrar pessoas que se preocupam com as datas da fatura de seus cartões. Por isso, nem sempre a escolha para o melhor dia de pagamento é feita de maneira consciente e assertiva.
Realmente, poucos usuários de cartões têm noção da importância das datas de fechamento das faturas e do impacto que elas podem ter na utilização desse meio de pagamento.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos as razões que levam as pessoas a não considerarem as datas em que as faturas são fechadas pelas operadoras de cartão. Confira na leitura para saber mais!



Entendendo as datas da fatura #1: a importância do fechamento da fatura


Antes de qualquer coisa, é preciso estar ciente dessa diferença para saber como escolher boas datas para o pagamento das faturas.
No que diz respeito ao fechamento, este consiste na data em que o valor da fatura será estabelecido, “fechado”.
Isso significa dizer que todas as compras feitas após essa data devem ser incluídas em uma próxima fatura.
Essa data costuma ser definida pelas operadoras. No entanto, é comum que ela ocorra entre 10 e 12 dias antes do vencimento da fatura.
Daí a importância de se estar atento ao uso do cartão após o período de fechamento.
Consumidores desavisados podem comprometer o pagamento da fatura seguinte por não saberem que suas compras estão sendo incluídas em outra fatura.
A data de fechamento também é importante para definir o melhor dia para as compras com cartão de crédito.
De fato, o melhor dia para usar o cartão em compras é a partir do fechamento. Isso porque você poderá ter mais prazo para fazer o pagamento da compra.

Entendendo as datas da fatura #2: a importância do vencimento da fatura


Já o vencimento da fatura é o último dia que o cliente tem para realizar o pagamento da fatura.
Mas qual a importância que a escolha dessa data pode ter para o bom uso do cartão de crédito?
Para mostrar melhor essa importância, podemos partir de um exemplo. Digamos que você costuma receber sua renda mensal todo dia 10.
Não atentando para esse dado, você escolhe como data de vencimento da fatura de seu cartão o dia 7 de cada mês.
Nesse caso, é bastante provável que você não tenha como pagar os valores cobrados dentro do prazo.
Com esse atraso, é também possível que você tenha que arcar com o pagamento de taxas de juros e outros encargos. Em outras palavras, você terá muitos prejuízos.
E isso simplesmente por que não deu atenção devida à escolha da data de vencimento da fatura!

Como escolher as melhores datas de fechamento e vencimento das faturas?


Como vimos, os consumidores que não fazem ideia da importância das datas da fatura podem arcar com ônus desnecessários, visto que facilmente evitáveis.
De fato, como vimos nos tópicos anteriores, ter isso em mente é fundamental para que seja possível usar os cartões de crédito adequadamente.
A seguir, mostramos algumas dicas para que você escolha em as datas de pagamento da fatura de seu cartão da maneira certa.

A data de fechamento

Embora a data de fechamento não possa ser escolhida pelo consumidor, tenha sempre em mente que as operadoras costumam fechar as faturas em até 10 dias antes do vencimento.
Por isso, ao escolher a melhor data de vencimento, tenha em mente que ela definirá também o fechamento da fatura.

Escolhendo a melhor data de vencimento

Ao contrário, a data de vencimento pode e deve ser escolhida pelo cliente. Essa escolha deve ter como critério a data de recebimento da renda mensal do usuário.
Somente para exemplificar, digamos que você recebe seu salário no dia 5 de cada mês.
O ideal é que a data de vencimento da fatura seja em até 10 dias após o recebimento da renda, de modo a propiciar um período de segurança entre o recebimento do salário e o fim do prazo para pagamento da dívida.
Não é recomendável escolher uma data de vencimento muito próxima ao dia de recebimento do salário, haja vista que isso pode gerar atrasos no pagamento.

Atentando às datas da fatura para ter uma vida financeira mais saudável


Você deve ter observado nesse artigo que atentar para os dias de fechamento e vencimento das faturas é fundamental para evitar um uso inadequado dos cartões de crédito.
Isso porque as datas da fatura determinam não somente os prazos finais para pagamento do crédito, como também os dias que determinam o fechamento dos valores a serem pagos todos os meses.

E você, como escolhe as datas para pagamento do seu cartão de crédito? Comente!





0/Post a Comment/Comments

Postagem Anterior Próxima Postagem